terça-feira, 29 de setembro de 2009

RECEITA LIGHT

Pão de Queijo Light

Rendimento: 16 unidades
95 cal/unidade

Ingredientes:
200gr batata cozida e amassada
200gr queijo parmesão ralado
200gr ricota
02 ovos
sal à gosto
180gr polvilho doce

Modo de preparo:
Misture os ingredientes e faça 16 bolinhas. Coloque em 1 asssadeira e leve ao forno médio até crescer e dourar.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

::Não vá dormir de barriga Vazia::




Dormir com fome pode ser tão desastroso para quem precisa perder medidas visando estética e também quem está em fase de emagrecimento quanto atacar a geladeira no meio da noite. Ao invés de ajudar o organismo a eliminar os quilos a mais, a estratégia pode até reverter o processo, dependendo da freqüência com que é utilizada.


Durante o regime não é interessante passar por longos períodos de jejum. Quem vai dormir de barriga vazia tende a sentir uma fome desproporcional no café da manhã e acaba comendo mais do que deveria pondo abaixo os resultados de seu emagrecimento.


É o mesmo raciocínio para quem tem o hábito de pular o desjejum. Sem alimentos, o organismo vai compensar a falta de nutrientes absorvendo ao máximo as calorias ingeridas na refeição seguinte e diminuindo a taxa de metabolismo basal, que determina a quantidade de energia gasta quando o corpo está em repouso. Esse processo, de muita fome e digestão diferenciada é chamado de "rebote". Muitas vezes, trata-se do grande vilão das dietas frustradas, por pressa ou falta de informação.

Fazer dieta e emagrecer não é sinônimo de sacrifício

Em grande parte, as pessoas costumam ter controle sobre a fome em algum horário. Algumas agüentam ficar sem tomar café, outras, sem jantar. É um sacrifício isolado, justificado pela necessidade ou vontade de emagrecer. O problema é que sempre vai haver o rebote na refeição seguinte, mesmo que seja possível lidar com a privação de alimentos em um determinado período do dia.

Pior: com o estômago roncando, por mais que se tenha aprendido a lidar com o incômodo, a qualidade do sono cai - e uma noite mal dormida afeta o metabolismo, prejudicando a produção de melatonina, o hormônio do bem-estar. E quem não realiza essa função de forma satisfatória enquanto dorme, acorda mais ansioso no dia seguinte e come mais do que o normal sabotando o emagrecimento.


Quem vai dormir de barriga vazia também precisa saber que as reservas energéticas do organismo não são eternas. Estamos protegidos contra o jejum noturno por uma substância que vem do nosso fígado, chamada glicogênio. O problema é que esse estoque não dura para sempre.


Jantar é permitido


Ao contrário do que muita gente pensa, comer à noite não causa sobrepeso. Para completar, o tradicional jantar brasileiro é uma ótima opção de refeição noturna. Arroz, feijão, salada e uma pequena porção de carne são ricos em nutrientes e quase nada gordurosos.


A verdadeira polêmica é: faz mal ir dormir logo após o jantar? Ganha peso? A resposta é não.Em alguns casos, pode haver dificuldade na digestão. Quem tem problema de refluxo, por exemplo, deve evitar. O ideal é se distrair um pouco antes de deitar - assistir TV, ler ou ouvir música são atividades relaxantes e que ajudam a passar o tempo.


Também não é saudável ignorar a fome quando ela vem entre o jantar e a hora de dormir. Aí, a única regra é ingerir alimentos de fácil metabolismo, como leite, chá com bolachas, iogurtes e sopa de legumes, entre outros. Só não são muito recomendáveis alimentos com alto teor de fibras, que dificultam um pouco a digestão e dificultam o emagrecimento.
::: Geladeira Saudável :::


Você sabe o que é manter uma geladeira saudável? As pessoas costumam exagerar na quantidade de gordura da dieta e esquecer alimentos mais saudáveis como as frutas e hortaliças, ricas em fibras. Saiba o que deve entrar na sua geladeira para se manter em forma e em processo de emagrecimento.

A alimentação correta deve conter uma certa porcentagem de gordura, mas o que se percebe é que as pessoas a consomem em excesso e principalmente na forma de gordura saturada, que é a responsável por desencadear problemas cardiovasculares, entre outros. Também a gordura do tipo trans presente em gorduras hidrogenadas e indiretamente em biscoitos, salgadinhos, frituras e que além de aumentar o colesterol também concorre para as doenças cardiovasculares.

Por outro lado, a ingestão de alimentos ricos em fibras é deficiente e vários estudos provam que ao consumir alimentos ricos em fibras, você diminui a incidência de doenças do intestino, além de contribuir para o controle da obesidade (emagrecimento)



Assim, vamos dar um exemplo de uma geladeira “gorda” rica em gorduras e pobre em fibras, comparando com a geladeira “ideal” rica em fibras e pobre em gorduras.

Geladeira rica em gorduras e pobre em fibras (anti-emagrecimento)



  • Frios a base de porco como presunto, lombo canadense, mortadela, bacon

  • Queijos amarelos, mussarela, gorgonzola

  • Manteiga, requeijão tradicional

  • Bolos gelados com cobertura tipo chantilly ou à base de gordura hidrogenada

  • Carnes vermelhas

  • Frango com pele

  • Maionese

  • Tortas prontas com massas amanteigadas

  • Pratos prontos com molhos brancos feitos com creme de leite

  • Poucas frutas e hortaliças

  • Geladeira rica em fibras e pobre em gorduras (pró-emagrecimento)



  • Frutas: maçãs, melão, melancia, mamão, morangos, abacaxi, laranja, etc

  • Hortaliças: alface, berinjela, escarola, rúcula, tomate, cenoura, beterraba, espinafre, couve-flor, pimentão, etc

  • Salada tendo como base arroz integral cozido, trigo para quibe, grãos integrais e leguminosas

  • Tortas de frutas, com a massa feita com uma parte de farinha integral e cremes à base de laticínios lights como iogurte, leite desnatado ou creme de leite light

  • Carnes magras e em pouca quantidade

  • Peixes e aves sem pele

  • Margarina light, requeijão light, ricota, queijo cottage, maionese light

  • Conservas como palmito, cogumelos, aspargos
A ALIMENTAÇÃO CONTRIBUI PARA O BOM HUMOR ?


Quando pensamos em emagrecer, logo vem à cabeça a última dieta da moda, aquela mais divulgada na mídia. E, vivendo assim, de dieta em dieta nos tornamos mal-humoradas, infelizes e insatisfeitas com os resultados.


Assim vamos à procura de bons hábitos e escolhas inteligentes que podem auxiliar no emagrecimento, sem sofrimento descobrindo formas de se sentir feliz e com melhoria da qualidade de vida.

A dieta e o bom humor estão relacionados pois tudo o que comemos pode afetar de certa forma nosso humor e emoções. No desejo de se alimentar com prazer e controlar o peso recomenda-se: comer alimentos de todos os grupos ( energéticos,construtores,reguladores); variar o cardápio o máximo possível; fazer escolhas inteligentes (considerando o valor nutritivo dos alimentos e não só seu valor calórico ); não abrir mão do que gosta basta não exagerar; distribuir as calorias diárias de modo que você coma bem no desjejum.equilibradamente no almoço e moderadamente no jantar.

O mais importante é observarmos o nosso comportamento e atitude diante dos alimentos, há algumas dicas que podem ajudar nessa mudança de hábitos:

- não espere milagres;

- preserve o equilíbrio;

- saboreie tudo o que comer, com calma;

- mastigue bem e sinta o sabor dos alimentos;

- questione suas vontades;

- faça escolhas inteligentes ( troque por ex. pão branco por integral );

- emagreça os alimentos ( substitua por ex. manteiga por margarina light );

E o mais importante:

MANTENHA O BOM HUMOR!!!!

Saúde Nutrição

::: Suco de Abacaxi ajuda no Emagrecimento ? :::

De acordo com diversas opiniões de nutricionistas e nutrólogos, o suco tem as mesmas propriedades da fruta, mas contém menos quantidade de fibras. Para o efeito emagrecedor é melhor o abacaxi em fatias mesmo.

A enzima – bromelina – presente nele acelera a digestão. Além disso, é rico em fibras que prolongam a sensação de saciedade. Por essa razão é uma ótima opção de sobremesa logo após o almoço. Sendo doce, também ajuda a controlar o desejo por guloseimas. A fruta in natura é o caminho para o emagrecimento...